Nosso Blog.
Como usar vídeos nas mídias sociais para melhorar as vendas

22

maio

0

com

Marketing Digital

Categoria

Como usar vídeos nas mídias sociais para melhorar as vendas .

A maioria do consumo e vídeos de hoje ocorre nas plataformas de mídias sociais, tanto que o feed de notícias do Facebook conta com uma estrutura que possibilita a divulgação de vídeos de forma mais eficiente do que a utilizada pelo YouTube. As redes sociais como Instagram e Snapchat estão gerando novos conteúdos em um ritmo alarmante (o Snapchat saltou de 140 milhões de usuários em 2016 para 190 milhões até o final de 2017), transformando-se em uma ótima fonte de informação para seus utilizadores. O Facebook provou ser um excelente ambiente para as empresas! Existem cerca de 60 milhões de empresas no site. Além disso, 32% de todos os usuários se envolvem regularmente com as páginas e o conteúdo de mídia gerados por essas empresas on-line na plataforma.

A Jordan Brand da Nike é um ótimo exemplo para qualquer empresa que tenha como objetivo uma imagem on-line elegante e divertida.

Como todos os concorrentes e rivais de sua empresa também estão on-line, destacar-se nesse mar de informações e possibilidades torna-se fundamental. O personagem Síndrome do desenho “Os Incríveis” resumiu melhor – “Quando todos forem super, então ninguém será!”. Da mesma forma, sua empresa precisa garantir que ela permaneça relevante em um espaço em que todos os outros possam acessar também. Simplesmente postar o vídeo da sua empresa no facebook ou no youtube não é uma grande novidade, é esperado de você faça isso! Mas mesmo entre as supermarcas, nem todo mundo está usando todo o poder da utilização de vídeos ao máximo. Vamos então lhe contar alguns truques de marketing social para maximizar a potencial geração de leads (Clientes) e o engajamento com seu vídeo.

Quem está assistindo? coloque-se no lugar do seu cliente.

 

Faça a si mesmo algumas dessas perguntas antes de organizar o tema do vídeo que você pretende publicar. Suponhamos que alguns usuários tenham clicado em um de seus vídeos:
Por que eles clicaram neste vídeo?
Eles têm uma pergunta específica que precisa ser respondida ou um problema que precisa ser resolvido?
Eles clicaram por curiosidade e, em caso afirmativo, que tipo de informação relevante eles estão recebendo?
Entender o seu público é sem dúvida, o principal ingrediente em todo o processo de marketing de mídia social. Se você não entender por que alguém escolheria clicar no vídeo de sua empresa, há uma grande chance do espectador também não entender, fechar o vídeo em alguns segundos ou, pior ainda, assisti-lo até o final e ficar insatisfeito. Quando um usuário on-line clica no vídeo de sua empresa, é importante não fazê-lo perder tempo.
Use todo o seu arsenal para não apenas capturar a atenção inicial, mas também para provar que vale a pena passar alguns minutos assistindo ao seu vídeo, pois ele atenderá às expectativas do espectador. Avalie quem é seu público-alvo e personalize seu vídeo da maneira mais adequada a ele. Agora, imagine essa audiência (Cliente em potencial) percorrendo seu feed de notícias das redes sociais a uma velocidade assustadora!

COMO VOCÊ FARÁ ELE PARAR PARA ASSISTIR AO SEU VÍDEO???

 

Miniaturas e Banners de Vídeo: Faça algo para se sobressair.

 

A mídia social é um espaço altamente competitivo, associado a uma infinidade de distrações. Destacar-se e fazer notar sua marca em tal ambiente não é uma tarefa para quem não está preparado! As miniaturas podem ser uma solução; uma maneira de chamar a atenção. Depois de concluir a produção do seu vídeo, dê uma olhada e encontre o frame que é mais atraente ou mais intrigante.
A imagem estática aparecerá como miniatura abaixo do sinal de reprodução (exceto se o vídeo estiver em uma plataforma de reprodução automática Facebook) e aparecerá toda vez que o vídeo for compartilhado. Uma miniatura não é necessariamente o que você deseja que os espectadores vejam, mas o que você deseja que os espectadores notem.

Assim como as miniaturas, os banners também servem para reforçar a mensagem on-line que sua empresa quer divulgar. Banners são imagens grandes semelhantes a um cartaz que você vê geralmente na parte superior da maioria dos sites; os sites de mídia social também oferecem a possibilidade de se utilizar um banner personalizado nas páginas de perfil… Sim, os banners podem ser compostos de maneira convidativa.

 

Exponha-se! A mídia social é o lugar ideal para mostrar o lado humano da sua marca.

 

O Facebook Live tem sido uma revelação. A transmissão ao vivo, independentemente do conteúdo que se está transmitido, é o tipo de coisa que todos se interessam. Aproveite o poder de se estar ao vivo e crie ótimas oportunidades para o seu negócio. Você tem 3 vezes mais chance de chamar a atenção do seu público na rede social com uma live, do que com um vídeo tradicional. Isso acontece pela dedicação mostrada em apresentar algo para as pessoas em tempo real, você está dispondo de seu tempo para fazer algo “teoricamente” por elas.
Estar ao vivo consegue captar a atenção das pessoas por longos períodos de tempo e isso tem a capacidade de fazer maravilhas.
Do ponto de vista de negócios, a live produz um grande impacto em pouco tempo; é uma ótima maneira de se mostrar a seus clientes e apresentar o que você tem de melhor para o seu mercado. Um exemplo é o Dunkin ‘Donuts, que foi ao ar no Dia dos Namorados e transmitiu uma equipe de funcionários assando algumas delícias em forma de coração.
O vídeo alcançou 44 mil visualizações.

 

Escolha grupos relevantes e influenciadores para lhe ajudar a divulgar seus vídeos.

 

Postar seus vídeos nas mídias sociais ou utilizar pessoas e canais relevantes para divulgarem seus vídeos, é uma estratégia para que se obtenha maior visibilidade. Isso é uma questão de entender e se conectar com seu público-alvo através de terceiros. Você é uma empresa de música, por exemplo, onde é o responsável para que seus vídeos sejam compartilhados pelos promotores, artistas, produtores e locais de performance ao vivo, a mídia social é uma rede cheia de informações; como um negócio, você deve estar seguro de onde decidiu anunciar seu vídeo.
Você pode começar pesquisando em espaços como o Instagram, Twitter, Youtube e o Facebook, grupos que têm o mesmo pensamento e filosofia que a sua empresa. Se você gerencia um negócio, o alcance que você terá postando seu conteúdo em grupos que contenham seu público-alvo em todo o mundo será muito maior. Se houver em seu ramo de negócio, alguma celebridade online é importante que você tente se aproximar dela. Aquela velha frase; “Não é sobre o que você sabe é sobre quem você conhece” – nas mídias sociais esta frase se aplica mais do que nunca.

 

Cuide do seu CTA (Call to Action): Deixe um gostinho de quero mais.

 

O final do seu vídeo não deve ser realmente o final do seu vídeo! O seu vídeo deve ter a finalidade de alcançar seu público alvo e trazê-lo para que conheça melhor sua marca ou produto; não os deixe sem mais informações. Forneça os links para o seu site, sua página do Facebook, seu identificador do Instagram; praticamente toda a presença da sua empresa deve estar disponível assim que o vídeo terminar.
Mas não se limite a links e a outras promoções. Encerre o vídeo com uma frase de efeito. Faça com que o espectador queira mais e deixe-os com um lembrete amigável que indica “Voltaremos em breve”.
Em algumas plataformas as setas que sugerem ao espectador para onde devem ir após o término de seu vídeo também são uma estratégia eficaz. Ou ter miniaturas pop-up que levam o espectador a novos conteúdos e outros vídeos que sua empresa deseja compartilhar. Quando há algo mais para se mostrar é interessante pedir no vídeo para o público se inscrever e dar like. Estratégias como essas mostram ao espectador o lado humano do seu negócio e que há um indivíduo ou um grupo de indivíduos que estão trabalhando seriamente para fazer sempre melhor.

 

Conclusão.

Uma boa estratégia de marketing digital se inicial com uma pesquisa que visa acima de tudo, entender seu público e detectá-lo nas mídias sociais. Uma outra dica é: pense no que seu público gostaria de ver / ouvir e como seu vídeo pode afetá-lo. Dê um passo além e descubra quem são seus leads. Adapte-se aos gostos e desgostos deles, porque é necessário mantê-los felizes!

SEM COMENTÁRIOS

QUER DEIXAR UMA RESPOSTA?