Buscas no Google em celulares serão mais importantes para posicionar para posicionar seu site nas páginas da Gigante de Buscas. O Google está dando o primeiro passo em direção à indexação por celulares.
No futuro, o índice do Google irá, basicamente, rastrear a versão móvel do conteúdo de um site para saber como ele deve ser indexado na pesquisa.
Trata-se de uma mudança considerável em relação às práticas típicas de indexação do Google, que envolve o rastreamento das versões de páginas da Web de computadores e sua indexação nos resultados de pesquisa de dispositivos móveis e de computador.
O Google ilustra os principais problemas com o status quo:
Mesmo o índice do Google sendo agora avaliado de dispositivos móveis, a empresa promete que continuará a oferecer uma ótima experiência de pesquisa, não importa o dispositivo que esteja utilizando.
O que está atualmente sendo chamado de uma “experiência”, estará sendo cuidadosamente implementado em pequenas escalas nos próximos meses. Após esse período, o Google aumentará a experiência, mas somente quando estiverem satisfeitos e puderem fornecer a melhor experiência de pesquisa para todos.
Aqui estão algumas dicas rápidas do Google sobre esta alteração:
- Se você tiver um site responsivo com conteúdo idêntico em dispositivos móveis e de computador, você não precisará alterar nada.
- Se você tiver um site onde o conteúdo primário não é idêntico entre celular e computador, você deve considerar fazer algumas alterações no seu site para deixá-los com as informações o mais próximas possível.
- Certifique-se de que mantenha a marcação estruturada para a versão para computador e para dispositivos móveis.
- O Google recomenda usar a Ferramenta de Testes de Dados Estruturados para verificar a equivalência de marcação estruturada entre computador e celular, digitando os URLs de ambas as versões na Ferramenta de Testes de Dados Estruturados e comparando a saída.
- Ao adicionar dados estruturados a um site para dispositivos móveis, evite adicionar grandes quantidades de marcação que não sejam relevantes para o conteúdo de informações específicas de cada documento.
- Use a ferramenta de teste robots.txt para verificar se sua versão para celular está acessível ao Googlebot.
- Os sites não precisam fazer alterações em seus links canônicos.
- Se você verificou apenas seu site de computador no Search Console, adicione e verifique sua versão para celulares.
- Se você tiver apenas um site de computador, o Google continuará indexando seu site de computador muito bem, mas esse aparecerá apenas nos computadores.
- Se você estiver criando uma versão para celular do seu site, não a inicie até que esteja pronta. O Google diz: “um site funcional orientado para computador pode ser melhor do que uma versão móvel quebrada ou incompleta do site”.
Leia mais no site oficial do Google: Clique Aqui