Há pouco tempo as mídias sociais eram um território novo, inexplorado pelas marcas, mas os consumidores estavam ali a um tempo já, então as marcas perceberam que para permanecerem relevantes eles precisavam agir! Com isso aconteceu um “boom” do marketing nas redes sociais onde essas marcas se conectam com os compradores de todas as maneiras possíveis. Entretanto existe um problema: a maioria ainda não descobriu como fazer o Marketing Digital nas mídias sociais para criar uma experiência personalizada, relevante e agradável para o seu público específico.
Para manter sua marca nas redes sociais sempre em alta devemos nos atentar há alguns erros que podem ser fatais, então listamos abaixo os 7 pecados mortais do marketing de mídias sociais para evitar a todo custo para manter o público envolvido, interessado e leal.
1º Pecado: Textos e mais textos.
A palavra-chave para os conteúdos em mídias sociais é MOSTRAR e não dizer. O público prefere se envolver com o conteúdo visual do que com textos e mais textos. Pesquisas mostram que um tweet com imagem obtem um engajamento 200% maior do que apenas um texto de 140 caracteres! Inundar a redes sociais somente com textos e mais textos pode cansar seu público e perder grandes oportunidades. Invés disso podemos seguir o exemplo de marcas como OREO, cujo twitter é viciante graças à suas ilustrações encantadoras, vídeos inteligentes e imagens de dar água na boca.
2º Pecado: Show de um homem só.
Uma das razões que fazem as redes sociais eficaz é que ela é feita por muitas pessoas, com personalides, gostos e opiniões diferentes. Um erro e sua marca pode ser “silenciada” (esquecida), um simples clique os consumidores podem deixar de seguir ou remover seu conteúdo, então não faça um show de um homem só, ou seja, invés de falar de si mesmo o tempo todo, faça do seu público o centro das atenções, destacando seus interesses, compartilhando conteúdos que realmente farão seus clientes querem clicar e visualizar o que você tem para oferecer.
“Faça o seu público ser o centro das atenções, destacando seus interesses”
3º Pecado: Não pensar antes de postar.
Permanecer-se relevante hoje em dia não é nada fácil, ainda mais se postamos sem pensar direito. A verdade é que o marketing hoje é sensível ao tempo, e pensar bem no que postar é mais do que importante, é obrigatório, pois quando perceber que comenteu algum erro, pode ser tarde demais. Pense nas palavras que serão utilizadas, no que está acontecendo ao redor, por exemplo, a marca GAP cometeu uma grande gafe durante o furacão Sandy em 2012, a marca publicou um tweet que apesar do evento natural, seria um dia normal para compras em sua loja online. E ainda fizeram um “check-in” no “Frankenstorm Apocalypse-Hurricane Sandy”. Essa gafe foi muito comentada na época e mesmo com o pedido de desculpas da empresa, nos faz refletir como é importante pensar nas palavras que iremos usar. Esse é um dos milhares de exemplos de gafes que ocorreram, não faça parte dessa lista! Pense bem antes de postar.
4º Pecado: Pensar que todas as mídias sociais são iguais.
Sua estratégia de marketing não devem ser iguais para todas as redes sociais. Encontre os canais que melhor se alinham com seu público e com seus interesses, conheça seus público, saiba onde eles mais se encontram, é no Facebook? Twitter? Instagram? Vine?
Meça o que funciona e o que não funciona com seu público, para assim cada vez mais otimizar seu conteúdo. Mas lembre-se cada rede social possui sua característica, então dá para postar do mesmo jeito em todas elas, melhore suas abordagens personalizadas, atente-se à como são utilizadas essas redes. Estude e pesquise por modelos em cada uma delas.
5º Pecado: Colocar os clientes no “mudo”.
Antigamente quando um consumidor ficava descontente com um produto, ele reclamava com seus amigos, família e no máximo ligavam para o SAC da empresa para reclamar. Atualmente os consumidores podem compatilhar em várias redes sociais comentários negativos e com apenas uma simples pesquisa pelo nome da sua empresa, ler tudo o que falam sobre a mesma. E você não pode se dar ao luxo de ignorar seu público!!! Isso só vai piorar sua imagem. Busque sempre responder seus consumidores insatisfeitos, e não demore para responder, pesquisam dizem que a maioria dos consumidores que se queixam de uma marca nas redes sociais esperam a resposta dentro de uma hora. Fique atento!
6º Pecado: Esquecer de ser um ser humano.
Numa época onde os consumidores são constantemente bombardeados com ofetas, promoções e slogans como: “preços mais baixos aqui”, a personalidade de sua marca é fundamental para se destacar. Jargões corportativos e respostas automáticas são extremamente prejudiciais para sua imagem. Lembre-se você está numa rede social, você é um ser humano! Utilize-a de forma personalizada, aproxime-se do seu público, isso irá fazê-los se sentirem especiais para sua empresa e se tornarem cada vez mais fiéis a sua marca.
7º Pecado: Esquecer de verificar como estão suas estratégias.
Vocês fez toda uma estratégia de marketing, se esforçou para criar um conteúdo interessante e diferenciado. Mas você parou para verificar quais pontos dessa estratégia estão funcionando realmente?
Segundo uma pesquisa da eMarketer, em 2014, 88% das empresas já estão em pelo menos alguma rede social, entretanto apenas 37% reservam um tempo para analisar e medir os impactos e os esforços de sua estratégia social. E não fazer essa análise pode ser tão prejudicial quanto qualquer um desses pecados acima. Imagina gastar com publicações no Facebook e seu público estar no Twitter?! Então reserve um tempo para analisar os dados, e se necessário rever/atualizar suas estratégias de marketing social.
Por fim, lembre-se: hoje, o cliente está no controle, e estão cada vez mais críticos. Cabe a você criar estratégias diferenciadas para chegar ao seu cliente da melhor forma possível. Mas evitando esses 7 pecados já é meio caminho andado para não entrar no buraco negro das redes sociais!
E atenção: nós da TTG Sistemas podemos te ajudar! Ligue para (43) 3345-1155 ou mande um email para [email protected] e marque um horário para conversamos sobre estratégias sociais!
Fonte: Mashable e eMarketer